Sunday, March 18, 2007

POST-PRODUÇAO


POST – PRODUÇÃO

CINE-TUGA: Como foi feito o filme?

Edgar Pêra: À mão. Com o investimento de todos o que participaram. Com o dinheiro que o produtor arriscou. Sem qualquer tipo de subsídios. Os actores foram pagos simbolicamente. Apenas tivemos apoio da Universidade Lusófona e das Câmaras da Azambuja e do Cartaxo. E dos Bombeiros.

CINE-TUGA: Nota-se um certo ressentimento da tua parte…

Edgar Pêra: Nã…mas isto também não é maneira de se fazer cinema profissional. Se não houver outra maneira também não posso ficar parado. E não me canso de citar uma frase do conto de Branquinho da Fonseca : “Um homem parado não serve para nada.”

CINE-TUGA: Em que fase se encontra o filme? Vai ser mais um daqueles casos típicos em que acabas o filme umas horas antes de o exibir? (olhar de soslaio)

Edgar Pêra: É altamente improvável, dado que se trata de um filme rodado em HD (Halta Definição) e depois de finalizado torna-se mais complexa a remontagem. No entanto… (sorriso matreiro)

CINE-TUGA: Não tens medo de não conseguir ter o filme pronto a tempo?

Edgar Pêra: Não (assertivo). Mas um filme não depende apenas do seu autor. Ainda estamos à procura de apoios para podermos fazer a post-produção em condições. Nada que nos faça desistir.

CINE-TUGA: Depois dos 3 prémios de Movimentos Perpétuos no IndieLisboa do ano passado haverá lugar para surpresas com o Rio Turvo?

Edgar Pêra: É um filme radicalmente diferente de outros que fiz.

CINE-TUGA: Que tipo de filme é então Rio Turvo?

Edgar Pêra: Tipo Rio. Uma cine-badalada…

CINE-TUGA: ?

Edgar Pêra: As canções são interpretadas pelas personagens, tocadas ao vivo nos cenários do filme.

CINE-TUGA: Daí a escolha de Teresa Salgueiro para o papel de Leonor?

Edgar Pêra: Nunca teria convidado a Teresa se não soubesse que ela iria desempenhar bem a todos os níveis. É uma revelação para quem não conhece as suas capacidades interpretativas. A personagem foi enriquecida e transformou-se no ponto centrifugador das frustrações dos trabalhadores do aeroporto virtual que se constrói ao longo do filme.

CINE-TUGA: Escolheste o tema por ser actual? Andas à boleia dos temas quentes?

Edgar Pêra: Antes fosse. Já em 2002 apresentei um projecto de longa-metragem sobre futebol para ser apresentado no Euro2004, mas só me “deixam” fazer documentários. Mas não acredito em filmes feitos à boleia. E o conto foi escrito nos anos quarenta, o que atesta a intemporalidade de um tema como “o maior aeroporto da Europa” Poderia ser sobre o maior centro comercial da Europa. Somos especialistas em King Size.

CINE-TUGA: É esse então o tema do filme?

Edgar Pêra: Nem pensar. Isso é um dos temas de fundo do filme.

CINE-TUGA: Qual é o tema então?

Edgar Pêra: Já viste o filme. Conta-me tu.

No comments: