Friday, March 23, 2007

POST-FX

CINE-TUGA: Pelo que tenho visto durante as minhas cine-inspecções, nas últimas duas semanas tens andado a sobrepôr planos, uns atrás dos outros.

Edgar Pêra (escandalizado): Que exagero!! Para já não se trata de sobrepôr mas de encadear. Lentamente, de forma a que hajam sobreposições momentâneas.

CINE-TUGA: Não resististe mais uma vez aos efeitos.

Edgar Pêra: Não convivo bem com essa palavra. A não ser que seja aplicada por oposição à palavra defeito. Vemos a realidade por defeito, de forma grosseira. Por vezes uma sobreposição facilita a entrada noutra dimensão da mesma realidade. Quer seja para entramos dentro da tola do protagonista quer seja para outra coisa qualquer...Uma sobreposição pode induzir outro estado de espírito.

CINE-TUGA(rastejante): Um estado alterado? Não tens medo de estar a abusar dessas sensações?

Edgar Pêra: Talvez. É sempre arriscado tomar este tipo de decisões muito perto da fase final.

CINE-TUGA (falso ingénuo): Porque é que decidiste à última da hora?

Edgar Pêra: Porque até há bem pouco tempo não valia a pena. Ainda não estva satisfeito com a estrutura do filme. E também porque estava a ler sobre “Las Hurdes “do Búnuel e mencionavam o encadeado como factor de estranheza (envergonhado)…

CINE-TUGA: Parece que estás a corar ó Pêra! Para quem se diz anti-cinéfilo…

Edgar Pêra: Foi um momento de fraqueza (sorri aliviado). Ou daí talvez não. Regressei ao cinema muito recentemente. Estou a elaborar um projecto de tese e tenho lido mais sobre cinema…

CINE-TUGA(sarcástico) : Um vírus académico? Rio Turvo já em si é uma síntese do que aprendeste e antítese do que já fizeste.

Edgar Pêra: Não me interesso assim tanto por cinema. Por exemplo, esta conversa sobre encadeados já começa a enjoar. Mas também não vou falar sobre o aeroporto da OTA, o Rio Turvo não é sobre isso.

CINE-TUGA (arreliado): então é sobre quê?

Edgar Pêra: É talvez sobre a ota que há dentro de nós. (risada). Peço perdão, não devia ter bebido café.

CINE-TUGA(vingativo): Parece-me que tens de terminar a montagem de imagem este domingo. Como é que te sentes?

Edgar Pêra: Livre.

No comments: