Sunday, April 8, 2007

VIDEOPOSTA

CINE-PHILIO: Rio Turvo foi filmado em vídeo de alta definição. Não é uma espécie de traição?

Edgar Pêra: Estou expectante. Era impossível rodarmos em película. Não havia dinheiro para isso. Assim tivemos mais liberdade, ams não demasiada como há quando se filma em mini-dv. Foi o Luís Branquinho que sugeriu a Halta Definição e não estou arrependido. Não quer dizer que vá fazer o próximo filme em HD.

CINE-PHILIO: Quando começaste a utilizar o vídeo nos teus filmes?

Edgar Pêra:Acho que em 1985 videoclip Dunas, dos GNR.

CINE-PHILIO (atónito): Mas se era um vídeo…

Edgar Pêra: Mas foi rodado em película (16 mm reversível). As partes rodadas em vídeo eram depois refilmadas em película.

CINE-PHILIO: Mas o primeiro filme rodado em vídeo a passar nas salas de cinema qual foi…

Edgar Pêra: Foi logo o primeiro. Reproduta Interdita(1990) já tinha um genérico filmado em vídeo mas Matadouro (1991) foi rodado integralmente em vídeo. Depois filmei um monitor com a montagem vídeo e remontei em 35 mm. Foi assim que comecei a fazer os meus filmes. Se ficasse á espera…talvez ainda estivesse á espera…è preciso notar que existiam muitos preconceitos na época contra o vídeo. Era considerado pela maior parte dos cineastas e cinéfilos como um meio bastardo.

CINE-PHILIO: Qual a principal diferença entre filmar com vídeo e película? O custo? ou a forma?

Edgar Pêra: O custo. Existem câmaras de 35mm que permitem filmar com a mesma mobilidade. Não me preocupo tanto com a “qualidade” da imagem. Ou antes, até acho que lhe dou grande relevância, só que não discrimino nem subvalorizo.

CINE-PHILIO: Ou seja, não estabeleces uma hierarquia de meios. Super 8 e 35mm têm a mesma importãncia.

Edgar Pêra: Não. Os resultados são completamente diferentes. Há que adaptar às circunstãncias. Também não vou fingir que estou a filmar em película quando rodo em vídeo. São meios de trabalho diferentes. O meio de exibição é o mesmo. Cinema. Por vezes confundem-se meios. Mas isto é conversa antiga. Já deveria estar resolvida. Infelizmente ainda hoje se faz muita confusão. Entre vídeo analógico e digital entre vídeo e televisão, etc. E confundem-se os meios de captação da realidade (película video telemóvel. Etc.) com os meios de exibição (cinema, net,televisão etc).

CINE-PHILIO: Hoje estás muito pedagógico…Gostas de dar aulas?

Edgar Pêra: Nem por isso. Mas não gosto de reter informação. Sou contra o obscurantismo. Mesmo fazendo filmes “obscuros”. Ou talvez por isso mesmo.

No comments: